E-commerce com nicho de mercado

E-commerce com nicho de mercado

O que é um nicho de mercado? Nichos de mercado são seções, áreas mais restritas dentro de um segmento maior. Por exemplo, dentro do segmento de informática notebooks são um nicho de mercado, ou até mesmo só a parte de redes.  Outro exemplo, dentro do universo de instrumentos musicais, os instrumentos de corda seriam um ótimo exemplo de nicho. Neste sentido levaremos os nichos de mercado para o nosso mercado de interesse que é o e-commerce. Portanto e-commerce com nicho de mercado é a abordagem que gostaríamos de tratar neste artigo.

Quais as vantagens de um e-commerce com nicho de mercado?

São muitas as vantagens, desde financeiras, controle, divulgação … irei tentar listar algumas:

  1. Maior conhecimento do produto e qualidade no atendimento, pois você está atuando com uma gama menor de produtos
  2. Menos custo fixo de estoque, pois você irá trabalhar com menos produtos e maior conhecimento sobre o que sai mais e tem mais giro
  3. Menor custo de divulgação, você terá um público alvo mais especifico e fica mais fácil atingir esse público alvo.
  4. Público alvo mais direcionado, você tem condições de acompanhar melhor as tendências do mercado

Poderia entrar em detalhes de cada tópico e expandir e aprofundar nos detalhes e seus efeitos colaterais que são impactados e influenciam na estratégia do e-commerce, mas não é o caso. O importante é destacar as vantagens de trabalhar com um e-commerce com nicho de mercado especifico.

Tendência de mercado

Cada vez mais as pessoas compram pela internet isso é fato. E cada vez mais as pessoas estão interessadas em comprar um produto com quem realmente entende do produto e sabe o que está vendendo. O consumidor quer um produto que atenda as suas necessidades e ele certamente irá perguntar sobre o produto, ele quer saber se aquele produto irá lhe atender.  Hoje a globalização nos trás ofertas de produto de monte, dezenas de marcas e modelos de produtos. Saber qual produto irá atender a demanda especifica do cliente. Saber isso com certeza e ofertar por um preço justo e ter o produto disponível ao cliente.  E essa oportunidade que o e-commerce com nicho de mercado irá explorar. Conhecer o produto (atendimento diferenciado), preço competitivo e entrega imediata.

O marketplace não consegue entregar isso ao consumidor. Por mais que você tenha uma empresa de nicho de mercado e revenda seus produtos dentro de um marketplace o preço será maior e não haverá o atendimento diferenciado.

Existe espaço para nicho de mercado e sempre existirá, isso é fato. Porém para ter sucesso, é necessário conhecer muito bem seu produto, saber os detalhes técnicos, oferecer um atendimento prestativo e ágil (e-mail e chat online), ter uma boa variedade de produtos (marcas e modelos), preço competitivo, e bom prazo de entrega.  Aliando tudo isso a uma divulgação adequada da loja virtual, é possível sim ter sucesso mesmo estando fora dos marketplaces.

Planos e Preços da Loja Mestre

E-commerce com nicho de mercado
E-commerce com nicho de mercado
Please follow and like us:
error