E-commerce é para todos?

E-commerce é para todos?

O e-commerce é para todos? Qualquer um pode ter um e-commerce hoje em dia?

A resposta é NÃO! Pode surpreender muitos a nossa resposta, mas o fato é que hoje em dia ter um e-commerce de forma correta, com planejamento que tem metas, objetivos, e seja algo realmente profissional, de fato não é para qualquer um.

Sim, qualquer um tem acesso e possibilidade de montar um e-commerce, isso é fato. Montar um e-commerce simplesmente, não quer dizer que você terá vendas e muito menos que você terá um e-commerce de sucesso, que lhe dê lucro. Hoje você encontra scripts gratuitos na internet, ou até mesmo lojas virtuais gratuitas, onde você terá totais condições de cadastrar seus produtos, calcular um frete e receber o pagamento. Mas só isso não basta, não basta mesmo. Doce ilusão de quem pensa que fazendo isso terá sucesso.

Ter sucesso com e-commerce é para todos? Também não. São dezenas de fatores que influenciam no sucesso do e-commerce, mas o essencial é o planejamento de negócios levado a sério, com estudo de mercado, estudo de concorrentes, precificação, planejamento de marketing, ter condições de investir em divulgação.

Eu diria que mais de 80% dos novos e-commerces abertos diariamente no Brasil não terão sucesso pois, não tem planejamento adequado. Talvez este percentual seja até maior, e infelizmente é um problema cultural brasileiro.

E-commerce é para todos?