O que uma loja virtual precisa ter para lhe atender

Essa pode ser uma pergunta muito simples e ao mesmo tempo muito complicada. O que uma loja virtual precisa ter para lhe atender, quais recursos um sistema de loja virtual obrigatoriamente precisa ter para atender as necessidades de um lojista. De uma forma básica, simplista e minimalista uma loja virtual precisa ter:
  • Cadastro do cliente
  • Cadastro dos produtos
  • Cálculo de frete
  • Pagamento online
  • Controle de vendas
De fato estes 5 pontos são essenciais e extremamente básicos. Mas sem dúvida essa abordagem é básica demais, se formos analisar com mais cuidado, estes mesmos 5 pontos envolvem dezenas de possibilidades e se aprofundam muito, muito mais. Por exemplo:

Cadastro de clientes: – Quais dados são obrigatórios serem informados? – Permite cadastro apenas de pessoa física? – Exige preenchimento de CPF e RG? – Exige preenchimento de telefone? – Obrigatória a validação de e-mail?

Cadastro de produtos: – Produtos digitais? – Produtos com frete? – Produtos em grade cores e tamanhos? – Zoom na foto dos produtos? – Quantas fotos por produto? – Controle de estoque? Observe que em apenas 2 pontos, já nos aprofundamos para mais de 10 questionamentos e sinceramente estes dois itens são relativamente simples. Hoje todos as principais plataformas de e-commerce entregam o básico, o essencial. E para cada caso, para cada necessidade existem plataformas mais ou menos adequadas que irão atender as necessidades específicas de cada cliente. Com tantas ofertas de sistemas de loja virtual é esperado que as plataformas de e-commerce se tornem plataformas de e-commerce de nicho, especializadas e voltadas para atender um determinado nicho de mercado, com recursos específicos para atender com mais precisão as necessidades específicas do segmento em específico. A plataforma de e-commerce da Loja Mestre que é desenvolvida a mais de 15 anos, hoje atende com perfeição e competência diversos segmentos.  Como atuamos a muito tempo no mercado, acabamos nos especializando em vários segmentos como por exemplo:  calçadista, jóias, vestuários, artigos esportivos e até mesmo atendimento direto a indústrias. E cada loja segmentada tem suas particularidades, suas necessidades específicas para o seu segmento. Sendo detalhes, campos adicionais no cadastro dos clientes. Campos adicionais no cadastro de produtos e políticas comerciais específicas. Para nós é sempre um desafio e uma satisfação conseguir atender os clientes, que já passaram por várias plataformas e não foram atendidos plenamente, seja por limitação da plataforma ou até mesmo falta de conhecimento no desenvolvimento do sistema. É claro que não conseguimos atender a todos, algumas alterações solicitadas apesar de serem possíveis de serem feitas, o custo de desenvolvimento fica fora do budget do contratante, o que inviabiliza o negócio. É preciso estar ciente que se você procura uma solução especifica para o seu negócio, haverá necessidade de arcar com o custo do desenvolvimento. Então a pergunta “o que uma loja virtual precisa ter para lhe atender” será o próprio lojista que deverá responder.  O lojista é quem saberá quais são os pontos essenciais para sua operação, o que ele necessita que seja informado ou controlado. Uma análise criteriosa e cuidadosa de “O que uma loja virtual precisa ter para lhe atender”, deverá ser feita, e se feita corretamente poderá evitar muitas dores de cabeça e economizar muito em tempo e dinheiro.
O que uma loja virtual precisa ter para lhe atender?
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