Passos para abrir uma loja virtual

Como abrir uma loja virtual, passo a passo

Neste artigo, gostaríamos de auxiliar e trazer informações a você leitor de “como abrir uma loja virtual”, de uma forma muito sucinta, clara e amigável.

Primeiramente é importante deixarmos claro para os leitores mais desavisados, o que é uma loja virtual. Uma loja virtual é um site que permite que um cliente entre, se cadastre, escolha os produtos, calcule o frete e faça o pagamento.
Uma loja virtual também dispõem de uma administração, por onde o “lojista” faz a administração dos produtos e vendas da sua loja virtual. Entenda-se administração por cadastro e atualização de produtos (preços, estoques, fotos, descrição), e gerenciamento de vendas e pagamentos.

Explicado o que é uma loja virtual, agora podemos seguir adiante e explicar como você pode abrir a sua loja virtual.

1) Planejamento da loja virtual

Sem dúvida é o primeiro e mais importante passo e onde a maioria das pessoas falha. No planejamento você irá definir o que irá vender, encontrar fornecedores, definir nome de sua loja, pesquisar concorrentes, e realizar um planejamento financeiro e estratégico para sua loja virtual. Não iremos entrar em detalhes porque este não é nosso objetivo. Se você quiser mais informações sobre isso: https://cursoecommercecompleto.com.br 
Importante: A Loja Mestre não oferece os produtos que você irá vender. Encontrar fornecedores é sua responsabilidade.

2) Registro do domínio

Você precisa ter um endereço na internet para ter a sua loja virtual, por exemplo: “www.lojamestre.com.br”.
Então você deve pesquisar os domínios disponíveis e registrar um. Isso pode ser feito em www.registro.br ou www.google.com/domains Normalmente o registro do domínio custa em torno de R$ 40,00 por ano.
Nossa sugestão é que você mesmo efetue o registro ou peça que alguém efetue o registro em seu nome com seu e-mail.

3) Contratação da plataforma de loja virtual

Agora que você já tem um endereço / domínio você deve escolher a plataforma de loja virtual que irá utilizar. Obviamente recomendamos a Loja Mestre plataforma de loja virtual. Nossa plataforma de loja virtual é realmente profissional e com preço acessível, logo é uma escolha muito adequada. 
Quando estiver pesquisando a plataforma de loja virtual, observe se a mesma cobra por tráfego / visualizações, se possuí mensalidades fixas, se cobra comissão sobre as vendas e principalmente a reputação da plataforma em sites de reclamação. 
Evite economizar na plataforma, pois ela é a base de todo trabalho, economizar R$ 30,00 por mês no base de tudo, é um erro que pode custar muito caro mais para frente.

4) Alimentação e configuração da plataformade loja virtual

Neste ponto a sua loja virtual deve estar no ar e acessível para você começar a trabalhar nela. Recomendamos fortemente que você siga os seguintes passos: 

4.1) Faça a configuração básica da loja com seus e-mails e dados 
4.2) Cadastre a estrutura de produtos e produtos
4.3) Configure os meios de pagamento 
4.4) Configure os meios de envio
4.5) Configure o layout (logotipo, banners, cores da loja). 

5) Teste a plataforma

É importante que você teste a sua loja virtual, teste todas as formas de envio e pagamento aceitas e ativas na loja. Certifique-se que esteja tudo funcionando antes de divulgar a loja. Isso também é muito importante para você saber como a loja funciona, para poder auxiliar os clientes que lhe contactar com dificuldades no processo de compra.

6) Divulgue a loja virtual

Essa sem dúvida é a parte mais complicada e mais dispendiosa de tempo e dinheiro. A divulgação da loja virtual é a chave para o sucesso, sem divulgação sua loja por mais bonita que esteja, não irá vender nada.
Divulgação é um assunto complexo e extenso, a Loja Mestre não faz a divulgação das lojas virtuais, mas possuí várias ferramentas que auxiliam neste processo. Recursos de SEO, integração com serviços de marketing como Mailchimp, Marketplaces, etc…
Tudo isso é importante, porém cada caso é um caso. O que serve e funciona para uma loja virtual, pode não servir para a sua. No primeiro ponto de planejamento, na pesquisa dos concorrentes é importante analisar o que eles fazem de divulgação. 
Em https://cursoecommercecompleto.com.br existe muita informação, um capítulo inteiro sobre divulgação de lojas virtuais que sem dúvida irá lhe ajudar muito.

Abordado estes pontos, é importante ainda ressaltar que estes são os passos básicos para abrir uma loja virtual. Uma vez executados estes passos o trabalho é continuo de administração, de divulgação.

Fonte: LOJA MESTRE

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