Qual a função de um gerente de e-commerce?

gerente de e-commerce
gerente de e-commerce

Qual a função de um gerente de e-commerce?

Que o e-commerce é uma realidade todos nós já sabemos, contudo é muito comum se questionar qual o conhecimento necessário para um gerente de e-commerce. Muitos confundem gerente de loja com gerente de e-commerce ou gerente de loja virtual. Qual a função, quais os conhecimentos, quais as habilidades de um gerente de e-commerce deve possuir?

Para um maior esclarecimento vamos imaginar o cenário de uma loja virtual de pequeno porte, não micro, mas pequeno, onde existam pelo menos de 3 a 5 pessoas envolvidas em todo o processo.

Primeiramente é essencial que o profissional já tenha experiências anteriores com e-commerce. Não tem como delegar o gerenciamento de uma operação de e-commerce a quem não entende as particularidades envolvidas. Na verdade até se pode atribuir á um administrador formado essa função, contudo deve-se respeitar um período de adaptação e conhecimento de todo o processo. Exigir resultados imediatos nestes caso não é o ideal.

O que engloba uma administração de um e-commerce

Dentro do cenário que propomos de uma pequena loja virtual, um gerente de e-commerce vai administrar a loja virtual. E quando falamos em administrar a loja virtual é em um todo, ou seja, envolve produto, marketing, divulgação, logística e financeiro.

Produto:  Envolve fornecedores, estoques, garantia, trocas …

Marketing: marketing não quer dizer apenas divulgação, também envolve, aparência da loja, envolve qualidade dos cadastros de produtos, acompanhamento de preço e competitividade dos produtos na loja virtual.  Aqui também podemos incluir o pré-venda (atendimento na loja) e o pós vendas.

Divulgação: preferi deixar divulgação separado do marketing para dar mais ênfase, contudo sei que a divulgação está relacionada ao marketing diretamente. Mas é de suma importância que o gerente de e-commerce tenha conhecimentos sólidos nesta área para poder gerenciar a divulgação de perto. O custo da divulgação de e-commerce hoje em dia é um dos segredos do sucesso econômico de uma loja virtual. Administrar errado isso é um risco enorme.

Logística: acompanhar as entregas, escolher os melhores parceiros de logística e função do gerente de e-commerce.

Financeiro: saber ler os resultados de venda, acompanhar as estatísticas de chargeback (se for o caso), negociar melhores tarifas, analisar os custos da loja e balancetes. Definir markup dos produtos juntamente com o marketing.

Estas são apenas algumas atribuições de um gerente de loja-virtual. Obviamente ai entram outros aspectos pessoais como liderança, saber gerenciar pessoas, ter conhecimento de tecnologia… E um ponto que acho essencial é que todo gerente de e-commerce deve ter um planejamento estratégico com metas, com análise de concorrentes. Ele deve saber e conhecer o seu produto e mercado.

Quanto ganha um gerente de e-commerce

Não sou especialista nesta área mas penso que um gerente de e-commerce competente para pequenas lojas virtuais deveria ter uma remuneração fixa em torno de R$ 3.000,00 e mais um percentual sobre o desempenho da loja virtual.

 

Se você é gerente de e-commerce e quer contratar uma plataforma de e-commerce profissional… clique aqui